Técnicas de musicoterapia

Técnicas de musicoterapia

Musicoterapeutas usará uma variedade de técnicas, dependendo das necessidades das pessoas que participam. As seguintes técnicas são algumas das mais utilizadas, no entanto, esta lista não é exaustiva e outras técnicas podem ser aplicadas:

Cantar – Seu musicoterapeuta pode convidá-lo a cantar junto enquanto toca uma música. O canto pode ajudar a desenvolver a articulação e o controle da respiração e, dentro de um grupo, pode ajudar a melhorar as habilidades sociais.

Tocando instrumentos – Tocando um instrumento pode ajudá-lo a aperfeiçoar as habilidades motoras e coordenação. Jogando junto com os outros também aumenta a cooperação e habilidades de trabalho em equipe.

Atividades de base rítmica – Imitar um ritmo, ou fazer o seu próprio, pode ajudar a desenvolver coordenação e amplitude de movimento. Em alguns casos, também pode ajudar a aliviar a ansiedade e ajudar no relaxamento.

Improvisação – Dando a você a oportunidade de se expressar de uma forma criativa, a improvisação musical pode ajudar quando as palavras falham.

Composição / composição – Escrever uma música sobre suas experiências pode ser mais fácil do que falar sobre isso. Compor música também pode ajudar a promover um maior senso de autoconsciência, ajudando você a entender melhor seus sentimentos.

Ouvir – Apenas ouvir música pode ter propriedades terapêuticas. Pode ajudar a desenvolver habilidades cognitivas e estimula a memória e a atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *